Pequenos felinos E-mail

Gato_felinosOs felinos sempre despertaram nos homens os mais variados sentimentos. Constituem uma das mais belas famílias de animais encontradas na natureza, graça a sua pelagem e corpos musculosos e ágeis.

 

Das 37 espécies de felinos, conhecidas no mundo, 10 ocorrem na região neotropical e destas, oito são originárias do Brasil.

 

O gênero Leopardus possui três espécies, sendo elas a jaguatirica (Leopardus  pardalis), gato-maracajá (Leopradus wiedii) e o gato-do-mato pequeno (Leopartus. tigrinus). Temos ainda entre os felinos de pequeno porte o jaguarundi ou gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), o gato-palheiro (Oncifelis colocolo) e o gato-do-mato grande (Oncifelis geoffroyi).

 

Das oito espécies encontradas no Brasil, duas delas são grande porte, a onça-pintada (Panthera onca), e a onça-parda ou suçuarana (Puma concolor).

 

Infelizmente, todas estas espécies se encontram ameaçadas de extinção, mesmo sob diferentes níveis de ameaça. Esta situação ocorre, principalmente, pela destruição de habitats naturais e pela caça predatória.

 

Diante deste quadro crítico, além do estudo em vida livre, é importante a manutenção de populações de animais em cativeiro, com procedências conhecidas e bons protocolos de manejo e reprodução, garantindo assim a variabilidade genética, a viabilidade a longo prazo para implantação de um  plano de manejo na natureza.

 

Neste contexto, o Criadouro Bicho do Mato se dispôs a receber pequenos felinos para dar suporte aos animais que se encontravam em situação precária em cativeiro, desta forma podendo contribuir na manutenção de um banco genético viável para essas espécies.

 

Em nosso criadouro, mantemos exemplares dos seguintes felinos:

Gato-do-mato-pequeno Gato-maracajá Jaguatirica

 

 

 
, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting