Periquito-de-cabeça-azul PDF Imprimir E-mail

Periquitão-de-cabeça-azul

Nome científico: Aratinga acuticaudata

 

Ave pertencente à família dos psitacídeos. 

 

Tamanho: 37 cm

 

Peso: 170 - 180 g

 

Expectativa de vida: 30 anos

 

Características: Apresenta todo o corpo com penas de coloração verde, com a área acima do pico de cor azulada. Apresenta diferença de coloração entre os grupos das outras regiões. Não existem características físicas que diferenciem machos e fêmeas (dimorfismo sexual). 

 

Distribuição geográfica: Ocorrem em 3 áreas distintas: uma no nordeste da Colômbia e noroeste da Venezuela; uma segunda no nordeste brasileiro, nos estados de Pernambuco, Alagoas, norte da Bahia e leste do Piauí; e a última e maior área vai do oeste do Mato Grosso até a Argentina, passando por Paraguai e Bolívia.

 

Habitat: Habita floresta e brejo seco que alterna com floresta de galeria, como também vegetação sobre dunas, até 2650 m. Vive em pares ou bandos dispersos. Aparentemente realiza migrações locais.

 

Alimentação: Frutos / sementes, bagas, brotos e provavelmente de flores e larvas de insetos. 

 

Reprodução: Postura de 2 a 4 ovos. São incubados principalmente pelas fêmeas que é alimentada pelo macho, durante aproximadamente 24 dias de incubação. As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais), permanecendo cerca de três semanas no ninho.

 
, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting